EDITORA ELEFANTE
MAKUNAIMA O MITO ATRAVES DO TEMPO

Estoque: 0 Marca: EDITORA ELEFANTE

Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, o romance, completou noventa anos com respeito e sucesso nas cores e na voz do gênio mário de andrade. Makunáima ou makunaimã, a divindade indígena do tempo imemorial, habita o monte roraima, no extremo norte do brasil, e faz parte do sagrado de alguns povos indígenas que vivem sob seu cuidado e olhar de menino deus. Makunaimã: o mito através do tempo, a peça de teatro, traz as vozes indígenas pemon, taurepang, wapichana e macuxi, povos que são herdeiros legítimos de makunaimã, a reclamar dentro da própria casa de mário de andrade o macunaíma estereotipado, que mistura histórias e culturas indígenas diferentes para compreender a formação do povo brasileiro, a partir do nosso sagrado. é no barulho da discussão sobre macunaíma e makunaimã que mário de andrade desperta do além, caminha até a sua sala e surpreende a todos. “não tenham medo. Estava dormindo na mais plena paz há tanto tempo e, de repente, ouço vocês aqui discutindo a minha obra, me acusando de um monte de coisas […] ouvi gente aí dizendo que eu tinha que ter ido até os índios, ouvir por mim mesmo os mitos taurepang. E que, se tivesse feito isso, eu teria escrito outra história.” é nessa energia que acontece o diálogo entre o dono da casa, os reclamantes e os convidados — infelizmente, para mário, sem vinho nem charutos. Makunaimã: o mito através do tempo é um livro revolucionário, que traz à tona vozes e visões do outro lado — o indígena—, que por noventa anos esteve totalmente invisível, sendo reiteradamente desrespeitado em sua existência e em seu sagrado. — cristino wapichana, no prefácio.